Dia Mundial do Autismo: Psicóloga visita a Piratuba FM e fala um pouco sobre o assunto

A Rádio Piratuba FM recebeu em seus estúdios na manhã de hoje (03/04) a Psicóloga Karla Lenhardt Machado para falar um pouco sobre o Dia Mundial do Autismo que é celebrado sempre no dia 02 de abril de cada ano.

Karla, além de psicóloga é mãe de um menino portador de autismo. Ela quebrou alguns mitos e exemplificou um pouco sobre o assunto. Segundo ela, o autismo é considerado um transtorno, a nível neurológico se configurando como uma diferenciação no cérebro. Indagada sobre os níveis, Lenhardt diz que desde 2016 são consideradas ao todo três níveis, variando de acordo com a dependência ao qual os mesmos tem a outras pessoas.

A mesma explicou que, para se fechar o diagnóstico positivo ao autismo, são levado em considerações três critérios: comunicação verbal ou não verbal (deve se haver um déficit na comunicação), socialização (dificuldade de socialização de crianças com outras crianças por exemplo) e comportamento repetitivos (coisas que o autista faz repetidamente ou muito diferente como o balançar das mãos).

Quanto ao tratamento, cada caso é diferente, sendo indicado diversas terapias e também a medicação. Nos dias de hoje, 1 a cada 68 crianças são diagnosticadas com autismo sendo que este número tende a aumentar ainda mais nos próximos anos. A causa ainda não foi descoberta. Vale lembrar que pessoas podem desenvolver o autismo ao longo da vida, e crianças com autismo também podem sofrer de outros transtornos com o passar dos anos.

Sobre a data:

O Dia Mundial do Autismo foi celebrado pela primeira vez em 02 de abril de 2008 sendo anualmente nesta data lembrado no mundo todo. Em 2010, a ONU (Organizações das Nações Unidas) estimou que este transtorno atinja 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em diversos lugares pela alusão a data, prédios e monumentos são coloridos de azul que é a cor do símbolo do autismo chamando a atenção da sociedade para a data.

Fonte: Rádio Piratuba FM

Deixe o seu comentário