Seminário comemorativo e Plenárias da ACRACOM aconteceram nesta sexta (21) e sábado (22)

IMG_9909

Representantes da direção da Acracom presentes na plenária de Concórdia. Da esquerda para a direita: Jocil Pereira, João Carlos Santin, Valmir Jacob Einsfeld e Leonir Heckler

Texto e edição: Izabel Fávero | Fotografias e legendas: Luca Gebara

A Associação Catarinense de Rádios Comunitárias está realizando   plenárias pelo estado,  para tratar de assuntos de interesse das emissoras comunitárias, reforçar a luta da categoria, apresentação da nova “roupagem” –  a marca da entidade com sua nova logo (logomarca/logotipo), e o lançamento  do Prêmio Imprensa Comunitária nas regiões.

O primeiro giro aconteceu nesta sexta-feira (21),  durante a tarde na  sede da Central do JT  (Jornal dos Trabalhadores), em Florianópolis – aconteceu o Seminário festivo em comemoração  aos  03 anos de luta e história do JT e suas perspectivas, com a participação dos parceiros, que prestigiaram a atividade e participaram do  Lançamento  Oficial do Prêmio Imprensa Comunitária.

IMG_9851

Veículos de mídia independente, como o Desacato, e entidades parceiras como o Sinte, CUT, Fecesc e Sindaspi estiveram presentes falando sobre os projetos em sinergia com o Jornal dos Trabalhadores da Acracom e sobre a resistência da mídia independente perante o cenário político atual

IMG_9852

Presidente da cooperativa Desacato, Rosângela Bion de Assis, fala sobre o Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras: web jornal semanal audiovisual sobre os acontecimentos políticos, culturais e sociais da semana em Florianópolis e região oeste. O projeto tem o apoio e parceria com a equipe do Jornal dos Trabalhadores.

IMG_9839

Centrais e sindicatos enfatizaram a extrema importância do Jornal dos Trabalhadores para dar voz e visibilidade aos direitos do trabalhador e dos menos favorecidos. Com grande autocrítica, alguns representantes de entidades lamentaram a falta de apoio integral e maior disponibilidade para fortalecer as relações estruturais com os veículos de mídia independente de Santa Catarina.

Durante a noite  aconteceu a primeira Plenária em Garopaba. No sábado (22), a Plenária aconteceu  em Concórdia, para atender a região Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste do estado. Durante as 3 atividades foram apresentados os mapas e as divisões das regionais da entidade.

IMG_9928

Diretor de comunicação da Acracom, João Carlos Santin, fala sobre a importância da luta e da união das rádios comunitárias catarinenses numa perspectiva nacional e internacional na plenária de Sábado, em Concórdia.

IMG_9925

Deputado Estadual, Neodi Saretta esteve presente apoiando a luta e a coragem da associação.

No próximo sábado dia 29 de Julho, às 9h acontece a última plenária na Câmara de Vereadores de Lontras, para atender a região do Alto Vale do Itajaí, mas outras regiões que não puderam participar deste giro inicial podem participar do último encontro em Lontras.

Os áudios podem ser conferidos na aba ÁUDIOS: CENTRAL JT/SC

A edição desta terça-feira do Jornal dos Trabalhadores será edição especial sobre o Seminário e o Lançamento do prêmio, com a participação de presidente da rádio comunitária de Garopaba, e participação dos Diretores da ACRACOM, Leonir Heckler  Secretário, e João Carlos Santin Diretor de Comunicação.

Mais fotos e registros das atividades podem ser conferidas no Facebook do JT, clicando AQUI.

Deixe o seu comentário