Seminários da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017 com inscrições gratuitas

As palestras terão a presença do medalhista paralímpico Clodoaldo Silva e Diretor do Projeto Cromossomo 21, Alex Duarte. Além dos Seminários, atrações culturais e esportivas, o ponto alto da Semana será o “Dia D” para oportunizar a inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados no INSS no mercado de trabalho

Florianópolis –  A Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2017 que acontecerá de 18 a 24 de setembro tem em sua programação dois Seminários destinados ao público em geral, de forma gratuita. A abertura oficial do evento está marcada para o dia 18/09, às 14h, no Beiramar Shopping com a presença do atleta paralímpico Clodoaldo Silva, um dos maiores nomes da natação paralímpica brasileira, que vai falar com o público e fazer uma exposição de suas medalhas, taças, troféus e outros materiais conquistados ao longo da carreira.

Clodoaldo também participará do Seminário “Esporte e Inclusão: Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência”, no dia seguinte (19/09), das 8h às 17h30min, na sede da Fundação Catarinense de Educação Especial, localizada na Rua Paulino Pedro, em São José.

Veja a programação:

HORÁRIO TEMA PALESTRANTE (S)
08h às 09h Credenciamento
09h às 12h Como as empresas percebem a importância do esporte para as pessoas com deficiência – Daniela de Andrade Silveira

(Colégio N.Srª. de Fátima)

– Aldo Pavesi (SESI)

– Eduardo Pereira (SESC)

12h às 13h30 Intervalo almoço
13h30 às 15h Qualidade de vida do trabalhador: uma questão estratégica para a empresa e a sociedade – Marcos Nahas (UFSC)
15h às 15h30 Coffee Break
15h30 às 17h30 Palestra Motivacional: O Tubarão Paralímpico – Clodoaldo Silva (Atleta Paralímpico

Para o Seminário de Esporte e Inclusão, são oferecidas 140 vagas. As inscrições gratuitas poderão ser feitas a partir de 04/09, no site http://www.fcee.sc.gov.br./

No dia 21/09, o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, sediará o Seminário Inclusão da Pessoa com Deficiência: assédio moral nas relações de trabalho e aspectos previdenciários”, das 8h às 17h30min. Fará parte do evento o Diretor do projeto e do filme Cromossomo 21, Alex Duarte.

O publicitário, escrito e coach foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil, tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Este ano, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras de São Paulo. Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e deve chegar nos cinemas ainda este ano.

Deste seminário também será palestrante, Mário César da Silveira, especialista em Acessibilidade e Membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Joinville. Traz no currículo, colaborações ao Comitê Brasileiro de Acessibilidade na elaboração da Norma de Acessibilidade nos Estádios e da Norma de Piso Tátil. É também professor do Projeto IR e VIR Sensibilização e Capacitação sobre Acessibilidade ao Meio Físico nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

Para participar do Seminário basta fazer a inscrição pelo link: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=968.
Veja a programação completa:

HORÁRIO TEMA PALESTRANTE (S)
07h30min às 08h Credenciamento
08h às 08h30min Abertura oficial
09h às 11h Pessoa com deficiência e assédio moral no mundo do trabalho – Mário César da Silveira
11h às 12h Mesa Redonda: rompendo barreiras para inclusão no mundo do trabalho Coordenador:
– 
Mário César da Silveira

Participantes:

– Danieli Marla

– Débora Marques Gomes

– Ana Paula de Bona

12h às 13h Intervalo almoço
13h às 15h
Mesa Redonda: 
Aspectos previdenciários atinentes à pessoa com deficiência (Aposentadoria Especial LC-142/2013, Benefício Assistencial – LOAS e Reforma da Previdência).
Coordenadores:

– Jorge Mazera

– Ludmila Hanisch –

15h às 15h20min Coffee Break
15h20min à 17h30min “ Além da deficiência: como é possível transformar o ambiente de trabalho com a inclusão

 

– Alex Duarte


As atrações culturais são:

Evento Data/horário Local
Exposição de Artes Coletiva 18/09 a 24/09

10h às 22h

CIC
Roda de Conversa   20/09                                                                              14h30min às 16h30min CIC
Visita Cultural
(com áudio guia em libras)
22/09

15h às 17h

Museu Victor Meirelles

Os interessados em participar da Roda de Conversa devem proceder a inscrição pelo linkgoo.gl/aNQjDLgoo.gl/aNQjDL. Para os demais eventos culturais não há necessidade de inscrição.
O encerramento da Semana Inclusiva com atividades esportivas adaptadas acontecerá no dia 24/09, a partir das 14 horas, na Beira Mara de São José.

DIA D – Pessoas com Deficiência que buscarem uma vaga no feirão, serão acompanhadas após o Dia D

Dentro da Programação da Semana Inclusiva, está o Dia D. A feira de empregos realizada pela primeira vez em 2015 com o propósito de promover e garantir a inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitados no INSS no mercado de trabalho por empresas da Grande Florianópolis, será montada novamente no Campus do IFSC, na avenida Mauro Ramos. Será num sábado, dia 23/09, em Florianópolis.

A novidade deste ano do Dia D, é uma parceria firmada com a Fundação Catarinense de Educação Especial, por seu Centro de Educação e Trabalho – CENET, Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e Associação Florianopolitana de Deficientes (AFLODEF). Representantes destas instituições irão acompanhar a inclusão de todos os trabalhadores que comparecerem ao feirão. Eles irão conferir o destino de cada um, identificar as dificuldades dos candidatos e das empresas na efetiva contratação e adaptação e sugerir soluções. A parceria permite, inclusive, saber quando e porque o candidato foi dispensado, caso a demissão ocorra.

Em todo o estado 1.927 empresas se enquadram nos critérios do Art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991  que obriga a contratação de Pessoas com Deficiência pela cota. Elas geram 40.294 vagas para PCDs, no entanto, apenas 18.852 estão ocupadas por este público.

Observe os números das cidades de abrangência do Dia D da Grande Florianópolis

Cidade Empresas Total de vagas para
PCDs
Vagas ocupadas
Florianópolis 165 empresas 7.739 2.879
São José 66 empresas 2270 651
Biguaçu 11 empresas 139 56
Palhoça 21 empresas 273 178

Os números mostram que das 10.421 vagas destinadas às Pessoas com Deficiência na Grande Florianópolis, somente 3.764 estão preenchidas por este público.
Além da oportunidade de conseguir um emprego e fazer cadastros no SINE, serão oferecidos no Dia D, diversos outros serviços, como: Confecção de Carteira de Trabalho, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SC, e esclarecimento a respeito de serviços previdenciários pelo INSS, especialmente BPC.

A Semana Inclusiva é promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com mais de 30 instituições governamentais e não governamentais do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Deixe o seu comentário